# Institucional


Nossa História

Em 2020, o Colégio Tiradentes completa 70 anos de fundação. Quando se abre uma escola, é porque o idealismo de alguns tomou forma e se materializou. Assim ocorreu, quando, em 21 de abril de 1950, surgiu o Colégio Tiradentes na comunidade educacional de Fortaleza, fundado por Iraci Castelo Branco, uma jovem professora.

Ao longo de todos esses anos, centenas de educadores deram valorosas colaborações que aprimoram a proposta educacional e solidificaram os pressupostos teóricos que fazem do Colégio Tiradentes uma referência em educação de qualidade em Fortaleza, seja pelos milhares de estudantes que ajudou a colocar no mercado de trabalho, seja pela formação cidadã e o cuidado com que acolhe e, responsavelmente, orienta cada um.

Mantendo cursos da educação infantil ao ensino médio, pré-enem/vestibulares e concursos, sob a liderança do professor José Maria Bandeira e sua família, o Colégio Tiradentes partilha a crença de que a educação é o mais poderoso instrumento de mudança pessoal, familiar e social. A despeito dos crescentes avanços tecnológicos e das complexas relações do mundo globalizado, um cidadão bem formado e criticamente capaz de tomar decisões autônomas é ainda o melhor e o mais simples instrumento para a construção de uma sociedade sustentável.

Nosso Mestre

Nosso mestre,

Ninguém, melhor que ele, lançou os fundamentos, edificou e cuidou tão bem do Colégio Tiradentes.

Fez dessa escola sua preocupação diária, seu campo de trabalho, alegria e realizações. Acreditou intensamente que somente a educação poderia libertar o cidadão e torná-lo crítico e participativo. Constantemente indagava por novas e modernas técnicas pedagógicas, capazes de atrair o discente para o mundo do conhecimento. Investia nos profissionais e estimulava-os a serem sempre melhores.

Foi um obstinado pelo sucesso e engrandecimento do Colégio Tiradentes. Sabia, por uma capacidade inata, atrair amizades e ser grato às pessoas.

Tornou-se, por isso, nosso mestre, nossa inspiração.

Dizemos-lhe, por isso mesmo, obrigado professor Bandeira.

JOSÉ MARIA BANDEIRA BARBOSA

28/05/1928 – 19/12/2019

Nossa Missão

Educar pessoas de modo que estas respondam adequadamente aos desafios técnicos, culturais e emocionais do mundo de hoje, logrando êxito na formação de cidadãos.

Nossa Visão

Ser referência em qualidade educacional no estado do Ceará.

Nossos Valores

Valorização da dignidade humana, compromisso com a justiça social e trabalho integrado nas ações educativas.