» Veja passo a passo de como se inscrever no Enem 2021

Postado em: 30/06/2021

As inscrições do Enem 2021 versões impressa e digital já estão abertas. Os candidatos têm até o dia 14 de julho, às 23h59, para realizar o cadastro no site.

A taxa de inscrição será de R$ 85. Diferente dos anos anteriores, as duas versões terão a aplicação nas mesmas datas e terão questões iguais.

Como se inscrever?

1. Na página do participante após ler as instruções iniciais, você deverá cliclar no botão direito com o nome “inscrição”

2. Após abrir uma caixa de dialogo, você deverá seguir alguns passos de segurança e, após, informar seu CPF e data de nascimento. E, finalmente, você poderia clilcar em “Iniciar inscrição”.

3. Após a confirmação dos dados, o participante deverá cliclar no botão “próximo” e preencher alguns dados pessoais restantes e endereço do participante.

4. A próxima página que aparecerá será “atendimentos” onde você irá informar se necessita de atendimentos especiais.

5. Agora, você irá escolher a Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

6. O próximo passo é a situação escolar do participante. Lembrando que o INEP confirmou que treineiros poderão fazer o Enem deste ano, mas somente a versão impressa.

7. No questionário socioeconômico você deverá responder 25 perguntas. A cada pergunta, basta selecionar uma das opções e clicar no botão próximo.

8. Agora, você deverá informar telefone e e-mail de contato válidos e que você tenha acesso para que o INEP sempre o mantenha informado acerca de informações sobre as provas.

9. Neste passo, você deverá escolher qual versão da prova irá fazer. Impressa ou Digital.

10. Agora, você deverá informar cidade e estado

11. Novidade no Enem 2021, agora, você deverá enviar uma foto para concluir a inscrição na prova.

12. O último passo! Você deverá revisar todos os seus dados para, então, enviar sua inscrição. O Inep lembra que, se o participante não solicitou a isenção da taxa de inscrição ou se teve o pedido reprovado, é importante lembrar de pagar a GRU Cobrança para garantir sua participação.