– História

65 anos colegio tiradentesEducando e Aprovando com Qualidade.

Com o lema “Cada vez melhor” o colégio Tiradentes completa, em 2015, 65 anos de existência totalmente voltado para a formação cultural e social de nossos jovens e para construção da cidadania do povo cearense.

No idealismo de uma jovem professora, Iraci Castelo Branco (adventista), o Colégio Tiradentes teve seu início no dia 21 de abril de 1950 (comemoração do martírio de Tiradentes).
Funcionava em uma residência, adaptada a escola, situada na rua D. Pedro I. Sua área era inferior a 200m2.

Em 1954, esta escola foi transferida para o professor Paulo Amorim Cardoso, adventista, que, além de conservar o curso primário, ministrava aulas de Esperanto (língua que pretendia ser universal).

Em dezembro de 1957, ocorreram novas negociações e o nosso passou as mãos das professoras Tereza Cysne (graduada em Assistência Social), Doralice Figueiredo Barbosa (graduada em Serviço Social) e do professor José Maria Bandeira (graduado em Letras e Direito).
Aos poucos, o nosso Colégio foi progredindo, conseguindo adquirir sua sede definitiva e erguer um edifício de três pavimentos, ampliando a sua área para 800m2. Começou a implantação de diversos cursos e entre eles o de Preparação à Admissão, orientado por Estela Veiga de Alencar e o Pré-Vestibular com diversos professores especializados.

Em 1967, consolidaram-se os esforços visando à implantação do Ginásio Tiradentes. Em 1969, esse objetivo foi alcançado.

Contando em seu quadro de professores com mestres ilustres como João Damasceno Fontenele, Guilherme Muller, Boanerges Sabóia, Leônidas Magalhães, Adroaldo Castelo, Carlos Abdorilo, Eulério Soares Cavalcante e muitos outros, o nosso colégio progrediu.

Finalmente em 16 de janeiro de 1985, pelo Parecer 1004 do Conselho de Educação, houve o reinício do 2º Grau (Colégio Tiradentes) com pleno êxito. Oitocentos alunos freqüentavam às aulas em nosso Estabelecimento de Ensino.

O Instituto Tiradentes é a entidade mantenedora do Colégio Tiradentes.
Sob a direção do Professor José Maria Bandeira Barbosa e sua família, o Colégio Tiradentes vem desenvolvendo, com muito êxito, o seu projeto de bem educar a sociedade fortalezense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>